domingo, 13 de março de 2011

O que a Maquiagem do Oscar NÃO faz por você


Olá meninas,

Tudo bem com vcs?

Recebi um email de uma querida amiga com quem tive a chance de fazer um dos meus cursos de maquiagem. É uma maquiadora nata, muito talentosa! Minha querida Luana.

Ela sempre acompanha o blog e dá várias sugestões. Na nossa última conversa ela me disse que já estava de saco cheio das resenhas das maquiagens do Oscar e Grammy e etc, etc...

 

Foi muito interessante ela tem comentado sobre isso, porque este ano não fiz nenhuma postagem sobre o Oscar (quem seguia o blog antigo sabe que eu fazia sempre).

Este ano me recusei a fazer essa postagem. Não que as atrizes não estivessem lindas, mas é que sinceramente, não creio que falar daquele tipo de maquiagem vá acrescentar alguma coisa na vida das minhas leitoras.

Pode parecer arrogância e sei que muita gente que estiver lendo isso deve estar até arrepiando os cabelos (porque agora é cool falar dessas coisas), mas a verdade é que a maquiagem que vemos ali não são para mulheres reais (olha a polêmica sendo instaurada!!!!)

É isso mesmo....estamos falando de mulheres que gastam milhões e milhões de dólares por ano com a estética (cabelo, pele, corpo). São mulheres que são pagas para estar sempre lindas. Têm acesso aos melhores produtos do mercado, às melhores técnicas de estética e cirurgias plásticas do mundo.

São mulheres lindíssimas, escolhidas em meio a uma multidão de mulheres normais. São rostos desenhados milimetricamente (seja por Deus, seja pelo homem) para estarem na telona e brilharem...

Eu faço maquiagem pra estudantes nervosas cheias de espinhas de tanto sofrer por causa da monografia de fim de curso, donas de casa que estão expostas ao calor diário do fogão, advogadas stressadas com os prazos, médicas que não têm tempo pra família, profissionais que não conseguem nem mesmo fazer uma refeição com calma, pessoas que na correria do dia-a-dia se esquecem de passar o protetor solar. Mulheres reais!

São mulheres que não têm tempo (nem tempo - $) para se cuidarem como essas artistas, e que jamais terão a cútis da bendidas hollywoodianas.

Eu maquio mulheres como eu e você ... com espinhas, rugas, olheiras, manchas, olhos pequenos ou muito separados, fundos ou saltados. Lábios pequenos ou envelhecidos...ou seja pessoas comuns!!!

No evento Beautiful Day aqui em BH, tive a chance de ouvir o Marcus Martinelli (O Mago dos Pincéis de BH) dizendo: "Maquiar artista e modelo é muito fácil, quero ver fazer uma mulher comum brilhar!!!!"

Ele tem toda razão!!!!

A maquiagem clean dessas artistas não exige do profissional quase técnica alguma. Base quase nada, corretivo pra quê??? Elas são prefeitas!!! Além do mais, no final vem o maldito fotoshop e corrige qualquer imperfeição na pele....fácil né????

É por isso que não falo mais dessas maquiagens. No dia em que eu encontrar uma que realmente seja algo palpável, perto do real para minhas leitoras, aí sim...irei comentar.

Elas estão ali vendendo o peixe delas: "olha como eu sou tão perfeita que até 'sem maquiagem' sou linda!!!" Minha gente....é óbvio!

Não estou aqui dizendo que você não pode usar maquiagem clean e deve sempre estar com quilos de argamassa no rosto porque você é uma feia e não vai nunca ficar linda assim...não é isso!!!!

Estou dizendo que aquilo que você espera de uma maquiagem é brilhar, estar linda, especial, diferente do seu dia-a-dia, esconder pequenas imperfeições e acima de tudo, se sentir mais.....e isso exige uma maquiagem mais elaborada. Mais trabalhada.

Isso não quer dizer cores fortes e chamativas ou uma pele que mais parece uma camada de pasta americana de bolo infantil, você pode usar tons suaves e ter uma maquiagem lindíssima e elaborada. Basta ter bom senso e técnica!

Sei que muitos profissionais achariam que sou doida...mas estou falando de maquiagem social que é o que elas usam na festa do Oscar, o que você usa quando vai a um casamento, uma formatura. Se formos falar de maquiagem para estúdio e passarela aí são outros quinhentos.

Ah, mas Mary você está por fora das tendências, a moda agora é menos e você está aí fazendo apologia ao mais?

A moda pode até ser menos, mas ela não pode fazer com que você se sentia menos!!! Mulher quer estar linda e é isso que um maquiador tem que fazer por ela.
Passar uma base, um pozinho e uma sombra nude...beinhê..isso a cliente faz em casa e de graça!!!! Quando ela paga um profissional, ela espera o melhor!

O que vocês acham?

Comentem.

Beijos

Mary Helen D'Agrosa

4 comentários:

  1. adoreiiiii, e quer saber eu detesto as pessoas virarem pra mim e dizer: maquiagem tem que parecer natural, a peloamordedeus néah!
    eu quero mais é ficar linda, e make nude, a nemmmm preciso de uma base néah!
    adoreiiii o post.

    ResponderExcluir
  2. Arrasou!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Também concordo!!
    Maquiagem leve, simples... qualquer um faz!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo... mas acho q, como inspiração, elas são válidas!
    Ah... tô procurando uma colaboradora para o blog: http://vcmaisbonitasempre.blogspot.com/2011/03/em-busca-de-colaboradoras-para-o-blog.html
    Bjão

    ResponderExcluir