quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma história de sucesso, luz e cores...

Olá meninas,

Tudo bem com vocês?

Como é sabido por todas, a MAC é hoje a maior indústria de make up do mundo.
É a preferida de 10 entre 10 maquiadores e de 10 entre 10 make up addicteds. E não é para menos, a marca é simplesmente incrível.




Tive a chance de ter um professor em um curso de maquiagem que fiz no Senac, que sabia absolutamente tudo da MAC e ele nos deu uma aula primorosa sobre a história da marca, que hoje passo pra vocês, somando a outras informações que fui pesquisando.

A marca canadense, Make-up Art Cosmetics (M.A.C), queridinha dos maquiadores, foi fundada em 1984 em Toronto, pelos parceiros Frank Toskan, maquiador e fotógrafo, e Frank Angelo, proprietário de uma rede de institutos de beleza.

Um parênteses: maquiagem e fotografia é o que costumo chamar de casamento perfeito. Todo maquiador que se preze, e que não é fotógrafo, tem um grande fotógrafo como parceiro, o meu é Jivago Sales - www.jivagosales.com.br, recomendo).

Mas voltando à MAC, ambos precisavam de maquiagens com melhor padrão de qualidade, e os dois, com a colaboração do cunhado de Toscan, o químico Vic Casale, iniciaram experiências e desenvolveram a primeira linha de maquiagem que, no início, era oferecida para amigos do mercado fashion e logo, logo foi ganhando novos adeptos.

A popularidade dos produtos foi crescendo e os sócios resolveram investir bastante na sua produção, o que lhes acarretou problemas financeiros graves, culminando na venda de tudo o que tinham.
A história conta que os primeiros produtos eram elaborados na mesa da cozinha e nos fundos do salão de Angelo. Um ano depois, estavam instalados em uma pequena fábrica e lançavam seus produtos no mercado na loja de departamento Simpson’s.

No início, com preços atrativos (acreditem, já existiu MAC barata) e com uma propaganda inovadora que atingiu não só o consumidor final, mas os profissionais da moda e da beleza. A marca se especializou em um atendimento personalizado, no qual o atendente tem mais de maquiador do que de vendedor, possibilitando ao cliente conhecer melhor todos os produtos. Isso se revela também na apresentação dos produtos, com embalagens profissionais que viraram tendência no mercado.


O pontapé para o sucesso foi dado pela belíssima Linda Evangelista que iniciou a propaganda dos produtos, causando com os batons da marca, o que fez com que ela se consolidasse nos bastidores da moda.

Em 1991, a cantora Madonna deu mais uma forcinha, quando declarou que era fã da marca, atraindo os olhares do show biz para a pequena fábrica.

Naquele mesmo ano, a marca abriu sua primeira loja em Nova York, mas começaram a crescer tanto, que tiveram problemas com a grande demanda e outras questões burocráticas, o que fez com que os donos originários se associassem à Estée Lauder, que adquiriu 51% da empresa e foi responsável pela divulgação mundial da marca.

No ano de 1997, Frank Angelo faleceu após uma cirurgia por complicações cardíacas, e no ano seguinte, Frank Toskan vendeu o restante da empresa à Estée Lauder, deixando o cargo de Diretor Criativo da empresa.
O lema dos dois pioneiros e visionários continua vigorando até hoje nos produtos da marca: “all sexes, all races, all ages”, todos os sexos, todas as raças, todas as idades, o que conquista até hoje seus consumidores.


Mais tarde foi criada a M.A.C PRO Collection, uma linha totalmente profissional (que é de olhar ajoelhada), com mais de 250 produtos com maquiagens da mais alta qualidade e uma gama gigantesca de cores mega, hiper, blaster pigmentadas que torna o trabalho de qualquer maquiador uma verdadeira diversão.
Hoje a MAC é presença garantida nas passarelas, nos estúdios de televisão e cinema, editoriais de moda, bastidores do mundo Hit em geral e, é claro, nas necessaries das mulheres mais antenadas do mundo!

Bacana né?!
Bom, espero que tenham gostado da história.

Nos próximos posts vou fazer uma análise das categorias de acabamento dos produtos da MAC, para que vocês possam conhecer mais a marca.
Fiquem de olho!

Beijos

Mary Helen D’Agrosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário